Prefeitura apresenta o Pacto pela Juventude na Vila Kennedy. Inscrições acabam nesta quarta-feira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A JUVRio e a Unesco promoveram mutirão para tirar dúvidas e fazer inscrição dos jovens da comunidade – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), apresentou, nesta quarta-feira (15/6), o programa Pacto pela Juventude (PPJ) na Vila Kennedy, na Zona Oeste. No Centro Comunitário Irmãos Kennedy, a JUVRio e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) realizaram um mutirão para tirar dúvidas e fazer inscrição presencial dos jovens da comunidade no projeto.

Com apenas 36% da população da região com acesso à Internet, segundo dados do Índice de Progresso Social na cidade do Rio levantados pelo Instituto Pereira Passos, o território foi escolhido para receber a ação do projeto voltado para pessoas entre 15 e 29 anos, que visa promover a transformação social em grupos de extrema vulnerabilidade por meio da disseminação de estratégias de participação social, liderança comunitária e cidadania.

Com auxílio financeiro de R$ 500, o Pacto pela Juventude selecionará 800 jovens, distribuídos por 60 territórios em áreas periféricas da cidade, para participar de oficinas e ações de multiplicação nos territórios. Indiretamente, poderão ser impactadas mais de 25 mil pessoas do ciclo de relação dos jovens multiplicadores, como amigos e comunidade, ainda em 2022. Com isso, os jovens do PPJ irão multiplicar as ações aos demais, propondo soluções para problemas para oferecer um retorno positivo à região do núcleo onde moram.

 

– É a democratização das oportunidades dos nossos jovens, em especial os jovens das favelas e periferias da cidade do Rio. São pessoas que tanto necessitam do auxílio do poder público. Trata-se de uma das maiores políticas públicas para a juventude no Brasil e a ideia é a de que jovens consigam solucionar problemas práticos do cotidiano nessas favelas e periferias. Já conseguimos mais de 15 mil inscritos e esperamos transformar a vida de muitos jovens que estão em busca de uma oportunidade – afirmou o secretário da Juventude, Salvino Oliveira.

 

O Pacto pela Juventude é parte do programa Geração Transformadora, que é o compromisso da JUVRio em promover a participação da juventude em questões sociais e nas soluções ambientais para a cidade.

Último dia de inscrição

Também ainda é possível se inscrever para o Pacto pela Juventude pela internet. Esta quarta-feira é o último dia para acessar o link disponível nas redes sociais da JUVRio, ler o edital e preencher o formulário. A seleção, um processo conjunto entre a secretaria e a Unesco, é aberta a todos os jovens da faixa etária citada e, prioritariamente, aos candidatos que atendam a diversos critérios, como por exemplo: moradores das regiões beneficiadas pelo PPJ; em situação de violação de direitos ou com direitos ameaçados; moradores de favelas e periferias; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; pessoa não-binária, transgênero ou mulher cisgênero; gestantes ou mães; responsáveis pelo sustento familiar; inscrito no Cadastro Único ou em programas sociais e pessoa com deficiência.

 

– A Unesco é uma das principais agências das Nações Unidas comprometida com a promoção da cultura, educação e da paz. É uma referência global, então é muito importante governos trabalharem com organismos internacionais, que trazem uma rede de parceiros vasta e experiência e boas práticas em outros países que têm desafios parecidos com o Brasil – disse o coordenador técnico do Pacto pela Juventude, Daniel Calarco.

 

No total, serão selecionados 800 jovens que receberão auxílio financeiro no valor de R$ 500, divididos pelas seguintes trilhas de conhecimento do PPJ: Cultura, Esporte, Sustentabilidade e Tecnologia. As trilhas são oficinas no formato de aulas teóricas e práticas. Dentro do programa da trilha sustentabilidade, por exemplo, uma das temáticas das oficinas será alimentação saudável, orgânica e hortas comunitárias. A partir dos conteúdos aprendidos, os alunos farão uma série de atividades como mapeamento de iniciativas locais e ações de multiplicação nos territórios.

Impacto nas juventudes

Com atenção voltada especialmente para jovens com idade de 15 a 29 anos, o Pacto pela Juventude busca oferecer formação e atividades práticas para os beneficiários e um esforço de governança em prol da promoção e proteção dos direitos das juventudes junto a órgãos do poder público, terceiro setor e setor empresarial. Trata-se de uma política que reflete o compromisso de construção de uma cidade inclusiva e desenvolvida, conforme antecipa o Planejamento Estratégico 2020-2024 da Prefeitura do Rio.

O PPJ se insere em uma realidade social de grandes desafios, conforme apresenta os dados de diagnósticos realizados por institutos de pesquisa e órgãos públicos.  De acordo com dados mais recentes, organizado pelo Boletim de Dados da JUVRio, a juventude carioca conta com mais de 1,5 milhão de jovens, sendo 32% deste público pessoas que não trabalham e nem estudam. A falta de acesso a oportunidades para o desenvolvimento dos indivíduos coloca em cheque o pleno desenvolvimento da cidade.

Compartilhe

Categoria:

  • Juventude
  • Notícias
  • 15 de junho de 2022
  • Marcações: Inscrições Juventude Pacto pela Juventude Prefeitura do Rio UNESCO Vila Kennedy

    Notícias

    Secretaria de Cidadania leva atendimento itinerante a Bangu nesta sexta-feira

    15 de junho de 2022

    Entorno do Estádio Nilton Santos terá interdições para jogo do Botafogo pelo Campeonato Brasileiro

    15 de junho de 2022

    Prefeitura remove construções irregulares que ocupavam área pública em Del Castilho

    15 de junho de 2022

    Faixas reversíveis da cidade serão suspensas na sexta-feira

    15 de junho de 2022

    Município promove ações pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

    15 de junho de 2022

    < Voltar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *