EventosNews


Vida e obra de Deífilo Gurgel



O folclorista e escritor Deífilo Gurgel (1926 – 2012), teve sua trajetória ligada à inspiração e à tradição das manifestações populares. Em agosto, mês em que é celebrado o folclore, sua vida e obra serão debatidas por intelectuais, especialistas e familiares no seminário Deífilo Gurgel: Cidadão do Pais de Mossoró nos dias 18 e 19 de agosto.
O debate, que celebra os 90 anos de nascimento do pesquisador, ocorrerá dentro da programação da XII Feira do Livro de Mossoró, que será realizada entre 19 e 21 de agosto no Expocentro.
O seminário é promovido pela Oficina da Notícia e Fundação José Augusto, instituição na qual Deífilo trabalhou durante doze anos realizando pesquisa e valorizando as principais manifestações populares do rio Grande do Norte.
As palestras proferidas durante o seminário serão transformada em livro-fortuna crítica.
O debate abordará no dia 18 às 16h haverá a mesa redonda com o tema A Família com a participação da viúva Zoraide e do filho Alexandre Gurgel (A Família), da  produtora Katharina Gurgel (neta), do escritor Tarcísio Gurgel (Meu Irmão, o Intelectual ) e do escritor e artista visual Iaperi Araújo (O Amigo).
Alexandre Gurgel é escritor e  chef de cozinha, figura ativa na cena cultural natalense; O professor e escritor Tarcísio Gurgel é um dos grandes estudiosos da literatura potiguar; Iaperi Araújo é médico, artista e pesquisador do folclore potiguar.
No dia 19 a partir das 16h haverá mesa redonda Deífilo e sua Obra com o professor da UFPE, Carlos Newton Junior (O Folclore na Obra de Deífilo Gurgel), a professora da UFRN. Graça Cavalcante (“João Redondo e a Pesquisa de Deífilo”), o poeta Cid Augusto Rosado (A Poesia de Deífilo) e o pesquisador Dix-Sept Rosado Sobrinho (Deífilo na Coleção Mossoroense).