Redes Sociais


Métricas do Instagram: veja no que você precisa estar de olho



As métricas do Instagram que você precisa acompanhar dependem diretamente dos seus objetivos. De qualquer forma, vamos te dar um overview das mais importantes. Veja:

Alcance
O alcance nada mais é do que o número de pessoas que viram o seu post. Há também a taxa de alcance, que é a razão entre o número de usuários que viram o post e o seu número de seguidores. O alcance é uma métrica apresentada em números absolutos, já a taxa de alcance é um percentual.

Impressões
As impressões são a quantidade de vezes que um post, Stories ou seu perfil foram visualizados dentro de um determinado período de tempo. Se um usuário viu seu post cinco vezes, você terá cinco impressões e um alcance.

Conseguiu entender a diferença entre eles? O post foi visto 5 vezes, mas pela mesma pessoa. É simples, mas buga o cérebro as vezes!

Interações
Para o Instagram, interações são:

– Curtidas
– Comentários
– Salvamentos de Posts

Entender essa métrica do Instagram é essencial para compreender o que vamos ensinar aqui embaixo, a taxa de engajamento.

Taxa de engajamento
A taxa de engajamento de um perfil pode ser calculada a partir do número médio de interações em um determinado período dividido pela quantidade de seguidores da página no mesmo período. Mas existe também o engajamento por post.

Cliques na URL
Hoje, a única maneira de inserir uma URL clicável no Instagram é por meio da bio, e é possível acessar o número de clicks desse link. Infelizmente, URLs em legendas e comentários não podem ser clicados. Com exceção, é claro, dos anúncios, produtos do Instagram Shop e links do Stories (se você tiver mais de 10 mil seguidores ou uma conta verificada, é claro).

Portanto, a melhor estratégia aqui é sempre atualizar a URL da bio com novos conteúdos que você está produzindo e divulgando. Não esqueça que essa taxa de cliques pode estar diretamente ligada com a taxa de conversão para o site.

Crescimento de seguidores
O crescimento de seguidores mostra quantos fãs seu perfil conquistou em um determinado período. Para acompanhar de maneira realmente profissional, calcule também o saldo do crescimento, considerando a quantidade de unfollows do mesmo período.

Visualizações
Visualizações – ou views – é uma métrica do Instagram para vídeos e Stories e não é nada além da quantidade de vezes que aquele material foi visto. Já a taxa de visualização é a quantidade de views no período dividido pelo número de impressões dele. Lembrando que uma pessoa pode passar por um post com vídeo no feed, mas não assistir. Nessa situação, a conta vai para uma impressão, mas não uma visualização.