AgendaAntenadoNatalNews


Mestiçagem mistura arte e moda



Arte e moda andam sempre juntas? Há quem diga que não. Mas no trabalho do artista mossoroense Ney Morais, elas se unem de maneira consistente há quase 40 anos. Para ele, roupas podem ser telas que se veste. Essa fusão será apresentada no lançamento de sua exposição Mestiçagem, na galeria de arte do Complexo Iguales. Além das quase 30 telas expostas, será realizado um desfile com saias, camisas e camisetas pintadas por ele. O evento está marcado para as 17h, desta quinta-feira (24).
Antes de pintar a primeira tela, o artista, hoje com 65 anos, já pintava camisetas. E para ele não há muita diferença. “O tempo, parte do material, o estudo e a pesquisa é a mesmíssima coisa. A roupa é uma arte que veste”, afirma ele, cuja primeira arte profissional foi uma camisa para o guitarrista de uma banda.
Sobre a exposição, ele explica que reúne trabalhos dos últimos dois anos, mas que contam um pouco sobre toda a sua história, passando pelas suas fases na arte. Diferente do que fazem outros artistas, ele não gosta de se limitar a um único tema. Gosta de ser livre para em um dia pintar sobre o judiciário e em outro já partir para algo religioso ou relacionado às raízes nordestinas, como o cangaço. “Gosto de colocar para fora o que me toca naquele momento”, define.
Vicente Vitoriano, no texto de apresentação da exposição, afirma que “Miscigenar é também deixar que o embate com o plano de trabalho carregue a obra para mestiçagens formais diversificadas, assim como para temas que vão da história mossoroense a elementos da natureza, a padrões decorativos e a símbolos que remetem à religiosidade e à cultura universal”.
Ney já expôs, além de Mossoró, em Natal, Recife, Brasília e Rio de Janeiro. Suas peças também já foram enviadas para fora do país.

COMPLEXO IGUALES
Assim como é Para Ney Morais, não existe muro entre a moda e arte no Complexo Iguales. Os dois segmentos andam lado a lado no espaço de 1 mil m², que reúne ainda um salão de beleza e um bistrô. Em razão desta integração, todas as roupas apresentadas no desfile permanecerão disponíveis no Complexo. Não na galeria de arte junto com as telas, mas na loja de roupas localizada no primeiro piso.

Exposição Mestiçagem – Ney Morais
Galeria Iguales – Av Hermes da Fonseca,1062, Tirol
Quinta-feira, 24 de outubro
Às 17h