AgendaAntenadoNatalNews


Grafite em Areia Preta



Não é só arte. É um estilo de vida. O conceito comum entre os grafiteiros tem se espalhado pela cidade de Natal, graças ao investimento da Prefeitura na revitalização de espaços urbanos, utilizando o grafite como um dos elementos desse processo. Um dos pontos da capital potiguar que ganhou vida nova, com essa ação, foi a Praia de Areia Preta. A área conhecida como “Miami Beach” recebeu pinturas no muro de contenção, construído para proteger a via pública do avanço da mar. A revitalização tem atraído turistas e natalenses, além de melhorar a situação de comerciantes e até dos surfistas, tradicionais frequentadores do local.

Vinte artistas do grafite desenvolveram os painéis artísticos no muro de contenção da parte da praia conhecida como “Miami”. Os grafiteiros foram escolhidos através de uma seleção pública da qual foram analisadas 467 propostas. O procedimento é o mesmo realizado nas obras de revitalização no Beco da Lama e no Espaço Cultural Ruy Pereira, ambos no centro da capital potiguar. As pinturas com temas que se referem ao dia a dia da praia estão dispostas nos 130 metros do muro de contenção.

A Secretaria de Cultura, que ficou responsável pela seleção pública, revela que foram selecionados 20 artistas, mas que outros quatro trabalharam na obra como voluntários. Entre os selecionados, cada um recebeu R$ 1.500,00 e 20 latas de tinta spray para executar a tarefa. O trabalho foi realizado entre os dias 20 de agosto e 12 de setembro.

Os artistas que grafitaram o painel na praia de Areia Preta (Miami) foram: Erre, FB, Fábio Freitas, Lucas mds, Clara Félix, Marcelos bob, Novenil, F Black, Suco, Binho, Ivanildo, Pazciencia, CJ, flip, Arthur, Manoel Aquila, Anna, Carcará, Neto, Rasta, James, Elvis Morão, Jhow, Alexandre saca.