News


Dani Cruz lança EP a partir de projeto de imersão criativa



O projeto “Compor: imersão criativa” nasceu da ideia da cantora Dani Cruz realizar um trabalho de construção colaborativa. Com o patrocínio do SEBRAE/RN, através do Edital de Economia Criativa 2019, a artista realizou um processo de imersão de três dias com os músicos Mônica Michelly, Silvia Calixto e Eduardo Taufic – no Sítio Morgado, em São José de Mipibu/RN – com o intuito de desacelerar e desconectar da rotina atribulada em que estamos imersos, e criar composições coletivas, gerando um novo produto cultural, o seu primeiro EP.

 Esse formato inédito proporcionou um ambiente no qual a arte, a experiência e referências musicais de cada um agregou inovações ao EP, trazendo variadas linguagens que agregaram ao produto final. As músicas surgiram de processos criativos distintos e trazem várias facetas, mas que conversam entre si e com o trabalho já feito pela cantora Dani Cruz. “No seu tempo”, composição que abre o EP, tem uma atmosfera mais intimista e foi pensada como um convite ao ouvinte para experimentar a tranquilidade e a contemplação. A segunda faixa, “Groove Flerte”, é um funk americano, traz o swing proposto por essa formação musical e uma letra que aborda a própria música como uma conquista. Já “Debochada” marca a presença do samba nesse trabalho, estilo ao qual o nome de Dani Cruz vem sendo relacionado nos últimos anos, em uma letra extrovertida e brincalhona, como a cantora costuma ser lembrada.

 O resultado acabou superando as expectativas de todos os envolvidos na imersão. As músicas vieram de maneira muito natural, pareciam já estar ali. Os arranjos foram pensados durante a imersão também, o que trouxe mais fluidez e dinâmica às faixas na etapa de gravação.

 Dani Cruz se sentiu realizada com o resultado do trabalho: “O processo foi um presente pra mim, que estava um tanto ansiosa para entender como seria a experiência de compor numa imersão e no encontro com três músicos cuja parceria ainda era muito recente. Ter Dudu Taufic como produtor musical nesse trabalho foi uma honra, pois já admiro seu trabalho há muito tempo; e o encontro com Mônica Michelly e Silvinha Calixto foi importante demais para a sonoridade que queríamos alcançar, cheia de swing, além do clima leve que as meninas naturalmente trouxeram. Estivemos muito entregues a tudo o que aconteceu, partilhando os dias e as noites com entusiasmo e tranquilidade, o que já propunha o projeto desde o início. Isso fez toda a diferença na hora de pensar as músicas, os arranjos e executá-los. Ao meu lado tenho pessoas queridas, por quem nutro afetos verdadeiros e isso traz sentido à minha vida. Meu trabalho surge em consequência desse junteiro! Estou feliz demais!”

 Além das composições, durante a imersão foi produzido também um minidoc, coordenado pela equipe do Quilha Studio, e Ian Rassari na fotografia, mostrando cenas dos bastidores, possibilitando o conhecimento dos detalhes de todas as etapas de criação, unindo as artes visuais, cinema e música. E para finalizar o processo, após a imersão, o grupo partiu para a gravação das músicas no Studio Promidia.

 Os produtos finais do projeto “Compor: imersão criativa” – o EP “Afoita” e minidoc – serão lançados no dia 26 de setembro, em um pocket show, no Mahalila Café & Livros, no qual Dani apresentará as três faixas compostas, além de outras canções.

SERVIÇO

Dani Cruz – “Compor: imersão criativa”- Pocket show de Lançamento do EP “Afoita”

Dia 26 de setembro, quinta-feira, às 19h30.

Mahalila Café & Livros

Rua. Dra. Nívea Madruga – Lagoa Nova, Natal – RN

Acesso gratuito